Yzalú anuncia gravação DVD com musica inédita de Eduardo do Facção Central
Yzalú começou a carreira cantando e tocando vilão em bares da noite paulistana, e no seu repertório, além de MPB, fazia questão de incluir suas releituras de Rap Nacional. Essa mistura de som e estilos, intitulada Rap no Violão, virou a marca registrada da cantora. Mas sua grande chance aconteceu quando o produtor e Dj Bola 8, ao ver o vídeo caseiro da cantora interpretando “Desculpa Mãe”, do Facção Central, a convidou para participar do show de lançamento da “Mixtape o Jogo”.
Nesse evento, ela se apresentou entre o Facção e Dexter, para um público de 10 mil guerreiros que estavam presentes no dia, desde então Yzalú não parou mais. E hoje, ela se prepara para gravar o seu primeiro CD e DVD ao vivo, que acontecerá no dia 20 de junho às 20 hrs no Teatro Lauro Gomes, em São Paulo, com entrada gratuíta, com direção geral de Milton Sales e musica de Marko Andrade. Além de releituras e composições próprias terão, participações de peso como Moysés do A286 e cantará em primeira mão a música “Mulheres Negras” escrita pelo Eduardo do Facção Central, especialmente para a ocasião.
[youtubewd]ykwYQDcnSJ0[/youtubewd]
RAP NACIONAL – Como surgiu a ideia de se fazer o DVD?
Esse foi sempre o meu sonho e acredito que de todo artista, por se tratar de um registro e uma materialização da sua carreira. A ideia inicial era fazer com banda, mas decidi fazer somente voz e violão. E eu consegui um espaço muito bacana, o teatro Lauto Gomees em SBC. Tem mais de 500 lugares, pra acomodar todos os meus parceiros. Uma noite de festa para a periferia, do jeito que a gente merece e de graça. Conto com a presença de todos os verdadeiros.
RAP NACIONAL – Porque você decidiu fazer voz e violão?
Por ser a minha essência e também porque neste primeiro trabalho quero mostrar a musicalidade de modo cru, sem muitos instrumentos somente a voz e o violão na cara!Lógico que é um desafio, porque com esta proposta não é permitido errar, até porque nem tem como disfarçar. Por isto ensaio todos os dias.
RAP NACIONAL – No repertório terá uma música inédita composta pelo Eduardo do Facção, chamada Mulheres Negras, como surgiu esta parceria?
Sempre fiz releituras das músicas do Eduardo nos meus 12 anos de carreira, mas sempre tive um sonho em ter uma letra dele inédita falando sobre a mulher negra com sua ótica, mas achava um sonho muito distante quase que impossível, até que um dia criei coragem e liguei para Fátima, que repassou a ideia para ele, em seguida, detalhei por email a proposta de maneira cuidadosa e depois de um tempo a música veio. Quando recebi a música, fiquei simplesmente sem saber o que dizer. Os detalhes das palavras, a inteligência da ideologia, só poderiam sair da cabeça de um gênio como Eduardo, me identifiquei muito com a letra, por já ter passado por muitas coisas que a música fala, acredito que muitas mulheres de maneira geral irão se identificar. Esta música sintetiza tudo o que eu sempre quis dizer, por isto considero o melhor presente que já tive até hoje.
RAP NACIONAL – Você ja apresentou a musica finalizada para o Eduardo, o que ele achou?
Esse foi o único pedido do Eduardo, ouvir a musica finalizada antes de divulga-la. O encontro foi na casa dele, e foi muito bacana. Ele e toda sua família foram muitos atenciosos e receptivos, e graças a Deus ele gostou muito da música, disse que ficou do jeito que ele imaginava. Foi um momento muito especial.
RAP NACIONAL – E quando você vai lançar a música Mulheres Negras?
Vou cantar Mulheres Negras, pela primeira vez na gravação do DVD, depois que tiver tudo editado, ela sera uma das primeiras musicas que iremos divulgar.
RAP NACIONAL – E como é ter uma musica do Eduardo feito especialmente pra você?
O Eduardo não fez esta música para mim, mas para todas as mulheres negras, que sofrem com o machismo, racismo e a opressão diária, eu simplesmente sou uma intérprete, e estou muito feliz por isso.
RAP NACIONAL – O Moysés do A286 será um dos convidados especiais para participar do DVD, qual música vocês irão cantar?
O Moysés é um cara extremamente humilde e talentoso, a sua voz é única. Inclusive, não acredito que irei cantar com ele ele… rsrs!! Realmente é um privilegio e um desafio. O Moysés sugeriu que cantássemos a Paz está Morta, uma música que ele cantou no CD A Marcha Fúnebre Prossegue. Mais ainda eu quero escrever uma canção com ele, só falta o tempo, o Moysés é um cara muito ocupado, mas não faltarão oportunidades.
RAP NACIONAL – Quais serão as outras participações?
Teremos a Verona Reis, uma cantora e compositora de MPB muito talentosa. Também os meus parceiros do Studio Kasa, o Choco, Bá Kimbuta, Mascote, Dukes e Dj Crick, numa pegada mais Hip-Hop, e por fim o Marko Andrade, que inclusive é o diretor musical deste DVD.
RAP NACIONAL – Como é ter o mentor dos Racionais MC´s, Milton Sales como diretor geral do espetáculo?
Conheci o Milton no evento Moinho Vivo organizado por ele em fevereiro deste ano, e de lá pra cá nos tornamos muito amigos, inseparáveis mesmo. Eu aprendo muito e me emociono diariamente, ele não quer nada em troca, nem agradecimentos, só quer ver seus ensinamentos perpetuados, ele é um mestre e graças à Deus eu tenho a sorte. Porque se o rap é uma escola ele com certeza é um dos professores.
RAP NACIONAL – A mídia coloca você como a precursora do Rap no Violão, você confirma isto?
Eu não sou a primeira e nem a única a tocar violão numa pegada mais periférica, na cena temos a grande Ellen Oléria de Brasília, Sandra de Sá que também toca violão o incrível Seu Jorge e Rael da Rima, que já tive a oportunidade de cantar junto a ele no projeto Como Vai Seu Mundo, se tiver faltando mais alguém, por favor, me ajude rsrss… Mas não podemos esquecer mesmo dos nossos mestres Cartola e Jorge Ben Jor.
RAP NACIONAL – E como é esse lance de misturar Rap e MPB, como funciona?
É algo também que sempre existiu no Rap, não tem nada de novo nisto, estamos falando de música brasileira que veio do gueto, eu posso citar vários nomes como: Paula Lima, Negra Li, Ieda Hills, Lino Krizz, Lakers, Paola, Essência Black, Criolo e o próprio Moysés . Mas uma coisa que poucos sabem é que a rainha Dina Di adorava MPB, tínhamos um projeto de fazer um lance juntas, mas infelizmente ela se foi. Mas ainda quero fazer uma releitura da música da Dina Di até porque todo mundo me cobra, rs!
RAP NACIONAL – As pessoas ligam muito o seu nome a Regravações, você também compõe?
Na verdade, comecei fazendo regravações como uma forma também de homenagear artistas que eu cresci ouvindo e que sou muito fã, como Realidade Cruel (Resgate) e Sabotage (Cabeça de Nego) entre outros. Mas neste primeiro CD e DVD poderei apresentar minhas composições que serão 8 músicas de todo o repertório, mas terão também músicas de amigos que admiro muito e que estão na cena independente, como Maria Elvira (Engrenagem Urbana), Felipe Choco (Studio Kasa), e a musica do Samuel Porfírio 8 de Março irei lançar a versão de estúdio no dia. Mas voltando a falr das regravações, eu nunca vou deixar de faze-las, eu me orgulhos muito disso.
RAP NACIONAL – Quando será lançado o videoclipe Cabeça de Nego?
O lançamento será no dia da gravação do DVD no Teatro Lauro Gomes e depois divulgaremos na internet.
Contato: (11) 8084-8350| mundo_black@hotmail.com
Redes Sociais:
www.facebook.com/yzalu.oficial
www.twitter.com/yzalu_oficial