Rinha dos MC’s celebra nove anos com show gratuito de Criolo

Com uma boa dose de humor, ironia e sarcasmo, os MC’s (mestres de cerimônias) duelam entre si com rimas improvisadas no ritmo da base (batida) tocada pelo DJ. A dinâmica da batalha é organizada desta forma: um MC enfrenta o outro podendo pegar o microfone por duas vezes durante 30 segundos cada um. Além do próprio conteúdo das rimas, é a capacidade de envolver e empolgar a plateia com a rapidez do raciocínio que faz o próprio público escolher naturalmente o vencedor da Rinha dos MC’s.

São inúmeras histórias de artistas e protagonistas que circularam pela Rinha consolidando sua carreira, desenvolvendo potencialidades e apresentando trabalhos artísticos. Figuras importantes na atualidade como Emicida, Projota, Rashid e Flora Matos são somente uma amostra da importância da Rinha no cenário musical brasileiro. “Para 2016, com os 10 anos de projeto, queremos expandir nossas atividades, desenvolvendo tecnologias sociais que possam dar sustentação ao projeto. Inclusive já temos previsto o lançamento de uma websérie que vai fortalecer todos os movimentos de batalhas que temos hoje na cidade. Está tudo sendo pensado em função da expansão como um todo. ” afirma Amanda.

Programação:
16h00 – Discotecagem DJ Marco e DJ Dipper
17h00 – Danças Urbanas com DarealBeatCompany
17h40 – Batalha de MC’s com premiação
19h00 – Show Criolo e DanDan (formato DJ + MC)

Grupo OPNI
Formado em 1997, inicialmente, o Grupo OPNI era composto por cerca de vinte jovens moradores do bairro de São Mateus, na periferia de São Paulo que se reuniram com um ideal em comum: expressar por meio de arte, a realidade do dia a dia que os tornava invisíveis, para oportunidades e alvo para compor estereótipos. Tendo como inspiração a comunidade onde cresceram e a forte influência da cultura afro brasileira, os traços desenvolvidos pelo Grupo OPNI revelam um olhar periférico e ativista, que passeia por temas variados construindo uma poética visual igualmente bela e impactante. Durante a trajetória de 17 anos, o Grupo realizou trabalhos expressivos com participações em eventos internacionais (Manifesto Canadá, em 2008; Gran Maestro Graffiti e Chile Sudaka Dance, em 2004) e já desenvolveu projetos para diversos artistas da cena atual de música independente, como Racionais MC’s, Criolo, MV Bill, Dexter, Emicida, Charlie Brow Junior, O Rappa, Banda Black Rio, Ponto de Equilíbrio, entre outros. Atualmente, o Grupo OPNI também é responsável por diversos projetos realizados na Vila Flávia, e que dialogam com comunidades periféricas de todo o mundo. Algumas dessas ações são protagonizadas pela ONG São Matheus em Movimento, que fundada pelo coletivo em 2008, conquistou o status de maior articuladora cultural da região, e hoje atua em parceria com diversos grupos, oferecendo, além de apoio para os artistas, cursos e oficinas gratuitos de diferentes linguagens, para crianças e adolescentes.

DaRealBeatCompany
DaRealBeat Company of Performance, companhia de dança criada na cidade de Ribeirão Pires-SP.O projeto DRBeatCrw iniciou em 2010, com a ideia de Rafael Rodney deformar um grupo especializado em danças urbanas. O grupo estreou no mês de outubro de 2010, com suas repercussões grandes para seu trabalho com uma linha diferente de outros grupos na região. Hoje DRBeatCrw representa a escola DAREAL-STUDIO DANCE COMPLEX e trabalho com um foco maior em shows e espetáculos.

Rinha_9 anos (7)

Serviço: Centro Cultural da Juventude – CCJ
Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha
Telefone: (11) 3984 -2466
Entrada gratuita.
ccjuve.prefeitura.sp.gov.br

 

Avatar

Leave a reply