O grupo Raciocínio Tático acaba de lançar seu segundo disco que é duplo intitulado “Coma Social”, com 21 faixas inéditas, que foi produzido no Estúdio Certo pelo Certo Produções.
Nesse novo trabalho o Raciocínio Tático abordar diversos problemas sociais em suas letras entre eles pedofilia, desigualdade social, prostituição infantil, questões raciais, situação carcerária precária, além da luta da mulher na sociedade saúde.
O CD “Coma Social” ainda traz as participações de Douglas- Fatos Bíblicos, Liberdade e Revolução e do Moysés A286. Com destaque para a faixa: ”Sangue e Suor”, que conta com a participação de Moysés A286, que fala sobre a “escravidão moderna”.
[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/82374952″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]
Portal Rap Nacional: Qual a expectativa com o lançamento do disco ?
Raciocínio Tático : Alcançar os manos e minas que ainda não conhecem nosso som, fortalecer o cenário do Rap Nacional e principalmente, expandir as informações contidas nas letras do Raciocínio Tático.
P.R.N: Como foi a participação do Moysés A286 ?
Raciocínio Tático: Bom, esse corre foi o seguinte, assim como o Moysés A286, nós fazemos parte da FRN ( Família Rap Nacional – A Esquerda da Periferia) com isso temos um certo diálogo com o mano e como estávamos empenhados na realização do CD, resolvemos convida-lo para essa parceria e sem pestanejar ele aceitou. Ficamos felizes porque nos identificamos muito com o estilo das letras do A286 e fazer um som junto com um dos integrantes do grupo é de suma importância pra todos nós, tanto pessoal quanto profissional. E o resultado dessa parceira os manos podem conferir na faixa Sangue e Suor.
[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/82374743″ params=”” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]
P.R.N: As letras vão abordar temas polêmicos e sociais, qual a mensagem principal do disco ?
Raciocínio Tático: Nesse trampo, procuramos mostrar como o Sistema nos mantêm em estado de transe, acreditando que toda e quaisquer situação que nos prejudica direta ou indiretamente é normal e natural.
P.R.N: O grupo acredita que o que é necessário para superar o Como Social ?
Raciocínio Tático: Se informar, pois através da informação, passamos a ter um censo crítico aguçado e com isso começamos a questionar e perceber como o opressor age e o porquê ele age dessa forma. Quando percebemos como o nosso inimigo vem operando, podemos nos defender e contra atacar assim como fez e faz muitos grupos de rap passando a informação obtida adiante. Acreditamos que seja esse o Antídoto para o Coma Social: A Informação e a Coletividade.
P.R.N: Salve…
Raciocínio Tático: Primeiramente somos gratos a Deus que nos concedeu a disposição, talento, seriedade e muita, mas muita força de vontade para trilhar esse caminho do Rap Nacional. Queremos deixar aqui um salve para os manos e minas que acreditam e acompanham o trampo do Raciocínio Tático nas redes sociais, nas quebradas do Interior de Minas Gerais e demais quebradas do Brasil.
Agradecemos o respeito, o apoio, o carinho, isso mostra que estamos realmente fortalecendo a Cultura Hip Hop e o Rap Nacional.
E queremos agradecer também ao Portal Rap Nacional pela oportunidade dessa entrevista.
Um Forte Abraço!
Fiquem com Deus
Contatos: