Moysés mostra um pouco do "Brasil Deficiente"
Texto: Mandrake
Vídeo: Júlio Torres
Segundo estatísticas, há 24,5 milhões de portadores de deficiências no Brasil e grande parte deles necessitam de cadeira de rodas para se locomoverem, são os chamados cadeirantes.
Muitos tem uma vida ativa, trabalham e estudam e, por isso, precisam se movimentarem pelas cidades. Mas será que os municípios brasileiros, principalmente os grandes centros urbanos, estão preparados para proporcionar o bem estar desses cidadãos? Tomando como base a cidade de São Paulo, que é a capital com o maior número de cadeirantes, há estações de metrô e trem com rampas de acesso e elevadores, mas, infelizmente, algumas ainda não possuem essa infra-estrutura.
Também, do que adianta ter a infra-estrutura se o povo não é educado para respeitar os direitos desta parcela da população?
O músico Moysés, integrante dos grupos A286 e Facção Central, é morador da periferia de São Paulo. Moysés cresceu e vive no bairro do Grajaú, extremo sul da cidade. Assim como muitos dos cadeirantes, Moysés ainda não conseguiu adquirir um carro adaptado, pois o mesmo tem um custo muito elevado então ele depende do transporte público para se locomover.
Para chegar ao centro da cidade, por exemplo, Moysés precida pegar ônibus, trêm e metrô. Olha quantas barreiras a mais do que você ele enfrenta, se já não bastasse isso, os espaços que seria prioritários para ele são ocupados por pessoas que ignoram e o tratam como um homem invisível.
*Moysés esta preparando o seu disco solo, que terá o título de “Brasil Deficiente”.
Assista o vídeo e tire suas próprias conclusões: