Gangsta Paradise 04 mostra resistência e realiza uma grande festa
A cidade de São Paulo, mais uma vez, viveu dias difíceis, sentindo na pele a opressão do sistema.
Mas como uma das missões do Rap Nacional é a resistência, na noite chuvosa do último sábado (15) aconteceu a quarta edição da festa Gangsta Paradise, lançamento do DVD e do CD ao Vivo, do Realidade Cruel, na quadra da Peruche.
E mais uma vez a força do rap nacional, venceu as dificuldades, ou seja, nem a chuva, nem o receio conseguiram parar o público.
O Gangsta Paradise 04, recebeu manos e minas, várias faces e sotaques unidos pelo ritmo e poesia, caravanas do Paraná, Espírito Santo, Mina Gerais, Baixada Santista-SP, São José dos Campos-SP, Itú-SP, compareceram. E as cidades de Campinas, Sorocaba, Osasco, Jundiaí, entre outras e as regiões sul, leste, norte e oeste também marcaram presença.
A bandeira do movimento social Frente de Luta por Moradia (FLM) foi usada no palco, e com a bela voz feminina e forte da Lia, do grupo Otra Fita, antigo 9 MM o Gangsta Paradise 04 teve início.
Realmente o Gangsta Paradise 04, foi a festa de lançamentos e o grupo Kartel De la Rua, apresentou ao público as músicas do EP “E Mesmo que no Vale Caminhe Você Viverá… Acredite”. Em seguida foi a vez do Ordem Própria, surpreender a todos trazendo para o palco a participação especial de Moyses- A286.
Na sequência o púbico pôde relembrar os grandes sucessos do SNJ, que voltou com força para o cenário do rap nacional, pois se tu lutas, tu conquistas.
Dando continuidade ao show, após a contagem regressiva direto das ruas de terra, Facínora MC’S, levaram o peso da palavras para o Gangsta Paradise 04, com a bandeira do Paraná formando a conexão com São Paulo.
O mesmo público que vibrou ao som do gangsta paranaense, depois se emocionou com a apresentação do Expressão Ativa, ao ritmo de sucessos como “O Último Perdão”, várias pessoas choraram enquanto cantavam. Após as lágrimas, o povo da povo da periferia, continuou cantando forte junto com NDEE Naldinho, que permanece mais atual do que nunca, e depois do quinto vigia foi a vez dos manos do bate cabeça fazerem a festa ao som de RPW.
E as emoções do show ainda não haviam acabado, pois o oitavo anjo Dexter, acompanhado de Gregory e Nego Jam, entre seus sucessos, ainda cantaram o clássico ”Jesus Chorou”, dos Racionais MC’S, e com o calor da emoção Dexter, em mais um gesto de extrema simplicidade, desceu do palco e terminou o show cantando no meio da multidão.
Depois chegou a vez de um dos momentos mais esperados do Gangsta Paradise 04, a família gangsta, Consciência Humana e Sistema Negro dividiram o mesmo palco, em uma apresentação histórica, e a capital paulista amanheceu ao som de “Cada um por si”, “Verão na VR”, além dos clássicos do Consciência Humana com a participação da Lauren.
Pra finalizar a grande noite Douglas-RC relembrou refrãos de grandes sucessos do Realidade Cruel, todos cantados em coro pelo público, mostrando a força de um grupo que há mais de 20 anos representa o rap pesado e ainda proporciona festas como o Gangsta Paradise.
O Gangsta Paradise 04 ainda contou com a presença especial de Mauricio DTS, um das pessoas que ajudaram na realização do DVD do Realidade Cruel.
Dessa forma, chegou ao fim o Gangsta Paradise 04 vencendo as dificuldades.
Lembrando que em 2012 foram três edições do Gangsta Paradise, que reuniu grandes nomes do rap nacional e centenas de pessoas de todo o país. Um festa que movimenta o cenário, que inova a cada edição.
A organização do Gangsta Paradise agradece a todos que somaram nesse ano, que compareceram, prestigiaram e ajudaram a fazer do Gangsta Paradise uma grande referência em festas de rap nacional.
Até 2013!
PAZ
Texto : Paula Farias
Fotos: Avelino Regicida
Confira algumas fotos do show