Conheça os artistas vencedores do Concurso Cultural Zababury vs Rap Nacional / Mandrake
Anderson Elias de Souza Lima, Julio César Amorim da Costa, conhecido como Frajola, e Rogler Adriani Batista Duarte, são os artistas vencedores do Concurso Cultural, originado pelo Portal Rap Nacional em parceria com omultidisciplinar artista 3D, Yuri Zababury, já conhecido aqui pelos leitores.
Este projeto foi uma verdadeira revolução no mercado de personagens 3D, como já dito anteriormente aqui na página, baseando-se em um curso com métodos exclusivos, o qual o próprio Zababury (foto abaixo) o ministrou e os educandos aprenderam desde a base, o domínio da criação de personagens e animações cinematográficas.
O Concurso teve como finalidade promover e divulgar os artistas que se destacaram no Zabaverse após o término do curso, sendo que a produção final, seria a criação do personagem em 3D de Willian Domingues, conhecido como Mandrake, professor de Jitsu-Jitsu e Influenciador Digital, criador do Portal Rap Nacional.
Venha com a gente em mais uma viagem ao metaverso para conhecer um pouco sobre a vida e a arte dos artistas vencedores!
Natural de Santa Luzia, o mineiro Rogler, de 26 anos, o @roglerjunior é o nosso outro vencedor do Concurso Cultural. O artista encontra no 3D a liberdade de expressar aquilo que sente. Assim, pretendendo seguir essa carreira, ele acredita que é necessário ter foco.
Sua evolução na arte se deu por meio do curso de Zababury, o que fez o artista se tornar uma inspiração para Rogler. Porém, há dez anos, já trabalha com design gráfico, após um amigo cantor ter pedido para que fizesse uma arte para seu trabalho. Assim, o artista vê seu trabalho como inovador para o mercado, evoluindo ao mesmo tempo que o 3D por meio de empenho e estudo.
Quando dizemos de estudo, não falamos apenas do acadêmico, considerado elitista no sentido de que o conhecimento ensinado na Universidade recebe uma supervalorização em detrimento ao conhecimento da rua e da vida, ao mesmo tempo que é um conhecimento para poucos, em sua maioria, brancos. Assim, expandido um pouco mais esse assunto, num âmbito de pautas sociais, a “vida do brasileiro” não recebe a devida relevância e se torna indiscutível por não estar dentro da Instituição.
Clique e confira alguns trampos de Rogler:
Rogler conta que o acontecimento mais marcante de sua carreira foi a parceria com a marca Clear, uma vez que, durante a última copa, 2022, uma de suas criações viralizou. O artista produziu uma arte de Richarlyson, jogador da seleção brasileira. Dessa maneira, o próprio atleta entrou em contato com ele, abrindo as portas dessa parceria.
Confira o trabalho vencedor do Concurso Cultural, Mandrake by Rogler:
Ver essa foto no Instagram
Frajola, o @frajola7v é o segundo campeão do Concurso. O artista tem 23 anos e também é carioca, nascido no interior do Rio de Janeiro.
Desde o primeiro computador fazia arte para capoeira, expressão cultural que praticava, além do muay thai. Hoje em dia, o artista produz tudo na esfera do audiovisual e, em seu trabalho, busca sempre fugir do convencional, sendo visionário e indo além das expectativas postas sobre ele, tanto na arte, quanto em sua vida pessoal.
Seu primeiro contato com o 3D veio após a vontade de criar um jogo. Dessa forma, procurando aprimorar o seu trabalho e aprender mais sobre essa arte, se inscreveu no curso do Zababury e pretende aperfeiçoar cada vez mais.
Além do 3D, o artista conheceu o hip-hop com 15 anos, manifestação artística e cultural que marcou e marca sua vida até hoje, acreditando ser a base de tudo. Dessa forma, Frajola é um compositor de rap, além de ter afinidade com diversos instrumentos musicais. Ele também organiza eventos nesse sentido, o que o levou a conhecer o Dione MC, se tornando editor do seu canal no youtube desde 2021.
Clique e confira alguns trampos de Frajola:
Entre as suas organizações, está a batalha de rimas da Aposta, que está em sua quarta edição e acontece em Barra Mansa, sendo por um tempo apresentador, também, da batalha do Cem. Assim, embora almejasse a música, se apaixonou pelo audiovisual e entrou de cabeça, conseguindo conciliar as duas artes dentro de si e inovando ambas.
Além do Dione, Frajola já fez parcerias com outros artistas na música, como Dalsin e no audiovisual com Pedro Leão, Monotoshi e o próprio Zababury, com quem está fazendo parcerias após o Concurso, o que é gratificante.
Ele acredita que sua arte inspira as pessoas no sentido de dar coragem, tentando ser sempre o exemplo que gostaria de receber se não fosse ele. Nesse sentido, encaixa o trecho do livro de Guimarães Rosa, Grandes Sertões: Veredas: “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. (Rosa, 1956, p. 293)
O artista se mantém atualmente de maneira autônoma com sua arte, contudo, antes de chegar até aqui, sua caminhada foi marcada em trabalhar no fórum de 2015 a 2017, como jovem aprendiz e de 2017 até 2022 em uma fábrica metalúrgica. Assim, com o sonho de sair da fábrica, se entregou totalmente a sua arte, sendo que hoje é capaz de enxergar todos os retornos benéficos dessa escolha.
Frajola conta que esse momento de ruptura foi o mais marcante de sua vida, sendo ao mesmo tempo difícil e libertador, mas o artista respeitou a caminhada e o processo para chegar até aqui. “Esse momento foi único”, declara o artista.
Ele ainda afirma que, por meio de sua arte, pretende dar um conforto para sua família, sendo que possui a mãe e a filha de 7 anos, chamada Maria Sofia, como inspirações.
Quando entrou no curso, pensou além de ser um dos vencedores, mas sim, ser e ter sua arte notada indescritivelmente.
Além disso, Frajola é fundador de uma gravadora chamada 7 vidas, onde produz vídeos e clipes.
Aqui, o artista deixa uma mensagem para quem deseja ingressar ou seguir carreira 3D: “é necessário ter coragem e estudos”, estudos no mesmo sentido de Rogler.
Confira o trabalho vencedor do Concurso Cultural, Mandrake by Frajola:
Ver essa foto no Instagram
Nascido em São Paulo, capital, além de artista, Anderson Elias, o @anderpxl possui formação em Processos Gerenciais na Faculdade Impacta e em Análise de Desenvolvimento de Sistemas pelo SENAI Suiço-Brasileira, atuando como Analista de Informações. Além disso, ele conta sobre a sua afinidade com esportes, tirando pelo menos um dia da semana para praticar, principalmente, o basquete.
Desde pequeno o 3D o acompanha e o encanta por meio de animações, Anderson conta que a primeira que assistiu foi o filme “Procurando Nemo” (2003). Assim, por meio do Concurso de Zababury, seu interesse pela arte aflorou e ele se apaixonou por todo o processo de criação, em suas palavras, o artista possui fome de ocupar o próprio espaço e evoluir.
Dessa forma, Anderson destaca que Zababury é uma de suas inspirações, bem como Igor Baldow, conhecido como Ferrugem e Jón Sanchez. O artista acredita que, por meio do investimento no metaverso, o 3D ganha força, devido às infinitas possibilidades de criação, impactando o universo do marketing em vários cenários corporativos ou artísticos.
O artista afirma que o momento mais marcante da vida está sendo com essa experiência, possibilitando a ele uma nova fase de criações e conhecimentos.
Clique e confira alguns trampos de Anderson:
De origem grega, a palavra meraki, grosso modo, significa colocar uma parte de você em tudo que faz e, dessa forma, o artista baseia seu trabalho em colocar uma identidade criativa presente no seu imaginário em um produto já existente, entregando assim, algo inédito aquele que espera. Assim, por meio do 3D e do metaverso, Anderson busca explorar, artística e esteticamente, lugares que o mundo real não pode possibilitar, pensando sempre em como isso impactará a vida das pessoas.
Anderson ainda expressou a respeito de sua felicidade e satisfação de ter sido um dos campeões do Concurso e diz que 3D é o futuro e ele não pretende parar por aqui. O artista conta que quer ganhar relevância no mundo da moda, já produzindo criação de roupas e tendências. Além disso, intenciona ser uma pessoa ativa em projetos sociais voltados para crianças.
O artista deixa a seguinte mensagem para nós: “Valorize os artistas em geral, pois arte não tem preço”.
No decorrer do Concurso os artistas Frajola e Anderson ainda fizeram uma Collab, mostrando que em equipe o trabalho pode ir ainda mais adiante, somando as especialidades de cada integrante:
Ver essa foto no Instagram
Quer aprender modelar 3D?
.