A286 polemiza cenário lançando música que desaprova funk e RAP ostentação
“É A QUEBRA DO SILÊNCIO A VOZ DO RESGATE”
A novela “I love Paraisópolis” ( Tradução: Eu amo Paraisópolis) exibida pela Rede Globo já não vinha agradando muito a comunidade de Paraisópolis com seu conteúdo extremamente artificial, começando pelo elenco da novela composto por paulistas e cariocas protagonizando moradores de uma comunidade em sua maioria nordestina, pelo jeito não agradou também o compositor e cantor Reinaldo do grupo A286, que acaba de lançar uma nova música denominada “A Revolução Traída”, do novo álbum do grupo “Prefira a justiça antes do perdão”, com lançamento previsto para 10 de setembro com exclusividade aqui no Portal RAP NACIONAL.
Polêmico, direcionou em analogia a novela da Rede Globo, versos como “Em lares artesanais composto a prego, resto de cama, eis o Paraisópolis que ninguém ama, votos, órgãos, mão de obra barata, herdeiros de ignorância, drogas e armas” referente a vasta quantidade de barracos de madeira que existem na comunidade onde os moradores são vistos pelas autoridades somente como números de votos e mão de obra, esquecidos a margens da sociedade não vivem o conto de fadas relatado na novela.
Não para por ai, pai de duas filhas, Reinaldo demostra extremo desconforto com a atual trilha musical que, com conteúdos que exaltam ostentação dos jovens e a vulgarização da imagem feminina, rondam as periferias de todo Brasil, dispara “Sem vínculo com a gravadora não me encaixei no perfil dos que por glamour promovem pornografia infantil, que da sua mãe faz objeto e pelos cordão pesado tira da filha a boneca e põe ela no palco de quatro… Na busca do padrão que os versos (ostentação) pregam o fim da ostentação é atração do cidade alerta”. Mesmo sendo uma música composta por moradores de periferia, não passou ileso a visão crítica do compositor em versos como “ Mais é musica de favelado, piorou, voceis sabem bem como é onde o estado nunca atuou… tão artificial quanto novela, na moral onde que estão as naves e a passarela?? Não vejo os nossos informado gozando altos salários vejo menina gravida e o pai encarceirado… Pra mídia audiência e lucro, pra grife de luxo lucro, pra baile lotado lucro e pra nossa família… luto”.
Reinaldo afirma que a intenção não é atacar e sim resgatar nossa comunidade oprimida alienada “ O que importa é que nem façam idéia do que é Malcom X e batam nos carros alto hitz que exaltam festa no cenário sem cor das casas de madeira e terra”.
A286 atualmente formado por Reinaldo e Ivan, lançará o terceiro álbum intitulado “Prefira a justiça antes do perdão”. Previsto para o dia 10 de setembro de 2015.
Texto: Mano Zoio (Radio Heliópolis FM Revolução Rap)