Ao mestre, musicalmente, com carinho…
Por Jéssica Balbino
Inquérito assina a trilha sonora do filme Triunfo, que conta a história do hip-hop no Brasil e homenageia Nelson Triunfo
Quando fez a poesia “Ao mestre com carinho” para o dançarino e precursor do hip-hop no Brasil, Nelson Triunfo, Renan Inquérito não imaginava que assinaria, junto com Pop Black (Black Beats) e Dj Duh (Groove Art´s) a trilha sonora do filme Triunfo, com lançamento previsto ainda para este ano.
O longa que conta a história da black music no Brasil, passeia pelos bailes da década de 1980 e chega até os passos sincopados do homem de quase dois metros de altura e que mudou o curso da cultura nacional ao incorporar a dança característica do hip-hop aos bailes em São Paulo (SP).
Mas, contar essa trajetória não seria possível sem a ambientação e o resgate musical da época. E este desafio ficou por conta do Inquérito, que assina 19 faixas da trilha, quatro delas com letra e vocais, inclusive a ‘Hip-Hop Não Para’, parte do álbum Mudança, lançado em 2010. “Quando foi chamado para participar do filme, foi para dar um depoimento, mas recitei a poesia que está no livro #PoucasPalavras e a produtora Canal Aberto gostou. A partir daí , fiz duas músicas e em seguida nos chamaram para fazer a trilha toda”, contou Renan Inquérito.
[youtubewd]IJm8QJ_FD0g[/youtubewd]
Todo o trabalho levou um ano para ser finalizado e segundo DJ Duh, o desafio foi encontrar sonoridades semelhantes as da época em que se passa a história real do soul no Brasil. “Em cada trilha tentei usar algo que remetesse ao tempo e ao resgate histórico. A dificuldade foi encontrar este equilíbrio, já que são conceitos diferentes em termos de mixagem e masterizações daquela época e de hoje”, comenta o DJ.
De acordo com ele, a pesquisa foi fundamental para trabalhar estas diferenças. “Os graves não eram tão ‘gordos’ como os atuais, mas tinham uma boa definição e os agudos eram um pouco mais opacos, ou seja, não tão brilhantes quanto os atuais. Resumindo, os padrões não eram tão hi-fi quanto os de hoje”, completa.
Assim, o público pode esperar o longa que traz o clima dos bailes como o coletivo Chic Show, a história de Nelson Triunfo e o momento em que ela se funde com a cultura urbana e o hip-hop em São Paulo. Entre as participações no filme estão Thaíde, Carlinhos de Jesus, Os Gêmeos, Sandra de Sá, entre outros, que relatam a importância do dançarino para o Brasil.
“O filme é algo nunca visto ou feito antes em termos de qualidade do hip-hop brasileiro. É algo que vai materializar toda uma história, tendo como fio condutor o Nelson Triunfo, então é uma homenagem tanto ao hip-hop como ao Nelson, um dos ativistas vivos e o mais louco é isso: fazer esta homenagem em vida”, finaliza Renan Inquérito.
Ouça a inédita “Ao mestre com Carinho”:
[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/103117394″ params=”color=ff6600&auto_play=false&show_artwork=true” width=” 100%” height=”166″ iframe=”true” /]
..